SÓCRATES

COLORI: Bom dia galera!
Vamos iniciar um quadro chamado “Entrevista da Semana” neste blog, com nada mais nada menos que o Técnico, Presidente e criador do Colori di Mare Futebol Society!

COLORI: Bom dia Sócrates?
SÓCRATES: Bom dia!

COLORI: Como surgiu a vontade de criar um time de futebol society?
SÓCRATES: Cara... Eu jogava futsal, defendi o SESI por 4 anos seguidos.
Até que naquela época eu era magro e ágil...
Depois, com a Faculdade Sumaré, nós disputamos um campeonato lá no Morumbi, de futsal também. Lá conheci o Deco (jogador do Colori), e a amizade com o Adriano (jogador do Colori) se tornou mais estreita... O campeonato era um torneio, e... Tínhamos que jogar o dia todo! Com o Adriano machucado e sem reservas... Foi torturante... Mas, invictos, vencemos com uma grande goleada;
Depois, tinha o campeonato do Sindicato das Costureiras, tínhamos uma base medíocre, mas, demos a cara pra bater mesmo assim... Perdemos na estréia por 3x2 para os atuais (na época), vice-campeões e depois tomamos outras duas “chacoalhadas” do time do Sindicato.
Na seqüência, vencemos a Huis Closs por 8x3 e o time começou a se formar... Chegou o André... Depois o Neném e o Jé... (todos, jogadores do Colori).

C: Depois de um tempo você passou de goleiro para apenas técnico do time, por que esta mudança?
S: O Colori deve estar em primeiro lugar sempre.
Eu havia me contundido, uma fratura no punho direito e já não tinha tanto pique pra jogar... Minhas falhas grotescas prejudicavam a equipe... Também nós conseguimos na mesma época recuperar o Luiz (jogador do Colori) e logo na seqüência teve e chegada do Tevez, (jogador do Colori) talvez, os melhores goleiros de Guaianases.
A equipe também precisava de um comandante... Eu como goleiro e técnico não rendia.
Tenta se imaginar, armando uma barreira e pensando: Preciso mexer no ataque... Minha defesa está errando muito, ou pior, esse goleiro (eu mesmo) esta falhando muito, melhor aquecer o reserva...

C: Você como técnico, o time teve uma grande melhora em organização, me conta sobre o respeito que os jogadores têm com relação a você ter toda autonomia de colocar ou tirar qualquer jogador?
S: No começo foi meio difícil... Eles não aceitaram muito e eu me rendia às reclamações da galera... Aquela coisa de querer agradar a todos e tal.
Hoje, claro que é impossível conquistar unanimidade, mas, com o padrão que o time já tem em campo, eu nem preciso fazer muitas coisas.
Não é mais necessário gritar tanto... Só uma orientação ou outra. Mas, quando a “geral” está dormindo que não tem jeito, mas isso é raro.
A equipe desenvolveu lideranças em campo e elas sempre são ouvidas.

C: O primeiro e segundo ano foi muito turbulento, você pensou em desistir do time?
S: Cara, até bem pouco tempo eu queria desistir do time!
Nos dois primeiros anos, nós não tínhamos "obrigações"... Éramos azarões em todas as competições até chegarmos às quartas-de-final do Paulista de 2008.
Dali em diante, passamos a ter mais obrigações...
No ano passado (2010), em meados dele eu quis deixar a equipe. Estava rolando uma falta de respeito entre os jogadores, a cada derrota eram novas brigas internas, acusações, agressões verbais... O esporte em vez de unir, acabava separando...

C: 2009, ano da criação do estatuto, contratações, reconhecimento da equipe na  FutLiga e o primeiro titulo... Resume este ano maravilho?
S: Sim. Foi um grande ano!
Minha mãe sofreu um Rompimento de Aneurisma em Março e esteve à beira da morte. Ali minha vida mudou!
O time seguiu com Adriano e Fernando (jogador do Colori) no comando e logo quando eu voltei, fomos goleados pelo Is We.
Eu lembro que na época o Tevez e o Lecke (jogador do Colori) ficaram falando que eu era igual ao Dunga, burro e tal...
E me chateou bastante. Nós tínhamos 5 jogadores novos para testar, e eu utilizei todos eles... Logo depois emplacamos uma série, acho que de 17 jogos invictos... A partir dali tomamos um novo rumo.
O Estatuto não funcionou muito bem, mas, os jogadores mesmo que subjetivamente, pareciam pactuados com o Colori.
Na Copa Sindicato enfrentamos os adversários e o juiz... E vencemos sem reservas, com jogadores a menos... Acho que foi um ano preparatório.
Com ele, tínhamos grandes expectativas para 2010, mas, deu tudo errado... No fim, Deus nos deu a Copa Sindicato. Pelo esforço e dedicação de 12 guerreiros (nome batizado aos jogadores do time).

C: 2010, ano da criação do Blog, Patrocinadores, mais contratações, Conselheiros mais ativos, muita vontade de vencer tudo e frustração... Fala sobre este ano?
S: Nós entramos o ano com 4 “AS”, Fernando, Lecke, Guelo (jogador do Colori)  e Celo (jogador do Colori).
Esses jogadores são espécimes de termômetros, se estão bem, o time praticamente vai bem...
O ano começou mal. Perdemos pontos horríveis... As contratações não corresponderam como esperado até que trouxemos o Miúdo (jogador do Colori). Aliás, o Fê (Fernando) trouxe o Miúdo...
O Luiz vinha péssimo e não tínhamos reserva... Perdemos muitos pontos no 1º semestre e depois, tivemos que refazer o Planejamento. Levar o 2º semestre da Liga seria o ideal, mas, tivemos uma tragédia. Logo no primeiro jogo, não fomos a campo. Infelizmente o pai do Murilo (jogador do Colori) veio a falecer e estávamos lá, fortalecendo nosso guerreiro em momento de fraqueza...
Depois, tivemos que jogar a toalha.
Surgiu a Copa CDM e as coisas foram de mal a pior. Todos queriam jogar e saímos dos gramados sintéticos para a lama do CDM... Derrotas vergonhosas e um time desmoralizado. Também perdemos o Miúdo, Lecke, Fê e Guelo, que defenderam outras equipes e nos deixaram temporariamente... O Fê voltou ao Colori no meio do caminho. Os demais seguiram com suas equipes até o fim.
Chegamos à últimas fase da Copa Sindicato com 2 derrotas na bagagem... O que era péssimo. Estávamos invictos à quase dois anos... Vencemos a primeira. E, por minha causa... Perdemos por W.O.  Sai atrasado de casa... Ali foi o meu limite.
Parto da premissa de nunca decepcionar os meus atletas... E o semblante de todos eles denunciava: “Você colocou tudo a perder...”
Todos foram embora e eu fiquei. Assisti ao outro jogo e fiz a matemática mais absurda de todas... Se vencêssemos por 13 gols de diferença estaríamos na semi-final.
Tudo indicava que o adversário daria W.O “para nós”.
Tanto que eu fui para a quadra só para confirmar o WO. Nesse meio período o que eu mais queria era abandonar o time.
Acabar com tudo mesmo...
Cheguei a conversar com o Adriano pra que ele assumisse o leme, mas ele não permitiu minha saída... Ele, o Celo e o Jé foram os que mais me ajudaram naquele momento...
O adversário foi e quando cheguei à quadra, todos estavam em campo. Foi maravilhoso... Vencemos por 10x1 e chegamos à semi-final.
Dali em diante nada mais nos seguraria... Quando “eles tentaram” nos parar a juíza não deixou... (Risos).

C: E o que você espera para 2011?
Já estão falando em novos patrocínios, em novos planejamentos de conquistas!
S: 2011 tem que ser o ano!
O planejamento foi praticamente infalível...
A arrecadação deve subir e novos e efetivos patrocinadores devem fechar conosco.
Se vencermos, o futuro dirá. O início foi promissor. Faltou um pouco de pontaria ao 2º quadro, mas, espero que no próximo final de semana as coisas já estejam melhores.
Pela primeira vez teremos quadros separados. Isso é se der certo... Também trabalharemos com a numeração fixa... Acho essa idéia "européia" maravilhosa!
Temos jogadores mais comprometidos... Novas contratações devem abrilhantar o elenco... Os chinelinhos já foram eliminados.
Agora, os Bravos Guerreiros (os jogadores) estão fechados. Literalmente fechados por um único objetivo.
Com relação ao blog.
É a coisa mais maravilhosa do mundo. Depois do futebol, talvez seja a maior diversão, tanto para mim, redator, quanto para o Diko, (Adriano, o criador do blog) o diretor artístico dele.

C: Surgiram uns comentários que o técnico do time vai se casar neste ano, você pensa em entregar alguns dos seus cargos no time, ou todos, para se dedicar mais a sua futura esposa?
S: Então. Não será mais este ano!
Minha irmã quer casar em Novembro e quero evitar conflitos desta monta com ela...
Minha futura esposa merece sim, total dedicação... E pode ser um ano de despedida, claro que, um até logo... Mas, até lá, estaremos aí! (Risos). Ela está acompanhando o time, mas, temos nomes fortes para a direção do clube... Tanto para a direção quanto para a beirada do gramado.

C: Bom, já estamos chegando ao fim desta maravilhosa entrevista, o que gostaria de falar para todos que acompanham o Colori, seja jogando ou visitando nosso blog com todas as estatísticas do time "jogada de mestre do Sócrates, ele tem todos os dados dos jogadores do Colori"... Fala ai?
S: Aos que acompanham o nosso Blog, saibam que fazemos por amor! Amor ao esporte e à organização...
Aos meus atletas, saibam que continuarei a fazer tudo para que tenham as melhores condições possíveis. Estarei junto nas derrotas e vitórias, nos dias de alegria e de choro.
Feliz 2011 a todos!

C: Antes de terminar vamos fazer um pequeno bate-bola, eu faço uma pergunta e você responde o que vir na cabeça, rapidamente, ok?
S: Positivo!

C: Você é torcedor do?
S: Colori. Depois o Corinthians.
C: Futebol pra você é?
S: Um misto de lazer e disciplina.
C: Disciplina no Colori é?
S: Pagar a mensalidade em dia, respeitar os companheiros e honrar o manto laranja.
C: Um livro?
S: Cara, eu tenho dezenas... Ensaio Sobre a Cegueira, de José Saramago me trouxe à luz da leitura... Estou lendo Cestas Sagradas do Phill Jackson. Fantástico! Indicação do técnico Mano Menezes.
C: Um filme?
S: Sou um cinéfilo nato, portanto, "um filme" seria sacanagem. Mas, Pequena Miss Sunshine me fez rir muito no Espaço Unibanco.
C: Uma frase?
S: “É preciso ter caos e frenesi dentro de si para dar à luz uma estrela dançante." (Nietzsche).
C: O que dizer do Sr. Sócrates?
S: Ele é chato. Muito chato. Metódico e teórico. Ama ler, ver filmes e só.
C: Um palavrão? (Risos)
S: Não posso mais falar essas coisas. Deus não se agrada... Mas, Danzinho (ex-jogador do Colori) seria um palavrão, na boca de muitos do Colori (risos).
C: Para finalizar, uma frase sua?
Já que sabemos que você também é escritor!
S: Muito embora eu tenha escrito muitas coisas, prefiro essa:
Por que na muita sabedoria há muito enfado; e quem aumenta ciência aumenta tristeza - Eclesiastes 1:18.

C: Muito obrigado pela entrevista, o Colori agradece por toda a sua dedicação, hoje se este nome esta na boca de muita gente é por que você deixou varias horas e dias da sua vida, com muita dedicação a este time. Muito obrigado Sócrates! E até uma próxima.
S: Valeu garotos! Até mais...


                                                                                                                                               VOLTAR !

Nenhum comentário:

Postar um comentário